Desempenho econômico do brasil
Para que o Brasil possa ter melhor desempenho econômico, ser uma sociedade mais próspera, é necessário perseguir reformas institucionais para escapar das amarras do capitalismo de compadres e aderir ao capitalismo de livre mercado.
Alguns dados do IBGE apontam um avanço de apenas 0,6% do PIB no terceiro trimestre de 2012, indicando um crescimento para o ano de algo em torno de apenas 1,0%, desempenho bastante frustrante se comparado com as expectativas no início do ano do Ministério da Fazenda de crescimento de 4,5%. Aliado a isto, um aumento nas estimativas de inflação para o ano (avaliada pelo IPCA, conforme último boletim Focus) de 5,43% para 5,58%, com inflação acima da meta e se distanciando dela. Não bastasse este quadro, mais notícias ruins: em relatório recente, a OCDE alerta que a dinâmica de crescimento positivo dos últimos meses está se esvaindo.
A baixa qualidade das instituições econômicas do país, que estão associadas ao que se chama de “capitalismo de compadres”. Capitalismo de compadres é a organização econômica de uma sociedade onde o sucesso de empresas depende dos laços e proximidade com o governo. Sob o capitalismo de compadres, os privilégios e proteção recebidos por alguns grupos de empresas representam restrições à criação e entrada de novas empresas nos mercados, dificultando o empreendedorismo e reduzindo inovação. O resultado é uma economia pouco dinâmica, com possibilidades reduzidas de inclusão social e prosperidade para todos.
Em relação a