Academico
ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
RIO GRANDE/RS
2013
ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Atividades Práticas Supervisionadas apresentada à Universidade Anhanguera - UNIDERP, como exigência parcial para a disciplina de Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras do curso de Administração de Empresas, sob orientação da Profª (nome do professor)
RIO GRANDE/RS
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 04
ETAPA 1
1. Procedimentos de Análise Vertical e Horizontal 04
2. Cálculos de Análise Vertical e Horizontal 05
3. Possíveis Causas das Variações 11
ETAPA 2
1. Índices Econômicos e Financeiros 13
ETAPA 3
1. Método Dupont e Termômetro de Insolvência 17
ETAPA 4
1. Ciclo Financeiro da Empresa 20
2. Relatório Geral 20
CONSIDERAÇÕES FINAIS 22
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 23
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta as comparações feitas nos principais Índices Financeiros e Econômicos de análise das demonstrações financeiras elaboradas pelas empresas, interpretando um parecer sobre a real situação patrimonial da empresa Romi S. A.
Esta análise é utilizada como instrumento ao administrador, é através delas que as decisões são tomadas, evitando erros futuros.
ETAPA 1
1. PROCEDIMENTOS DE ANALISE VERTICAL E HORIZONTAL
Análise vertical, também denominada análise estrutural, é a comparação entre uma série de dados com outro valor base, facilitando a avaliação da estrutura das demonstrações financeiras. Para isso utiliza para cálculo percentual de cada conta em relação a um valor-base
O objetivo da análise vertical e avaliar cada conta comparando à demonstração financeira a qual faz parte, comparando com padrões do mesmo setor ou percentuais da própria organização em anos anteriores.
Análise horizontal é a comparação de uma determinada série de dados em relação a mesma série de dados em outro período nos