Brasil colônia
Introdução
No século XIV, Portugal afirma-se como primeiro Estado moderno da Europa, sua origem ligou-se a um movimento peculiar à Península Ibérica, chamado Reconquista (expulsão dos muçulmanos que dominavam parte da Península).
- Dinastia de Borgonha
O nobre Henrique de Borgonha recebeu do Rei de Castela, como recompensa por seus serviços de luta contra os muçulmanos, o Condado Portucalense. Mais tarde seu filho, D. Afonso Henriques, conseguiu a independência do condado, formando o Reino de Portugal e fundando a primeira dinastia Portuguesa, que contou com nove monarcas.
- Dinastia de Avis
A segunda dinastia portuguesa é a dinastia de Avis. Ela tomou o trono de Portugal, apoiada pela burguesia mercantil, pois o último rei da dinastia de Borgonha faleceu sem deixar herdeiro. Para não perder sua independência para o reino de Castela, pois a herdeira única do trono português era casada com o Rei de Castela, comerciantes portugueses das cidades do Porto e de Lisboa financiam o Mestre da Ordem Militar de Avis, D.João I, para ele armar um exército, enfrentar as pretensões de Castela e assumir o trono. Sobre a dinastia de Avis é que vai ser elaborada a expansão marítima portuguesa. Sob o controle do Infante D. Henrique de Avis “O NAVEGADOR”, grandes sábios, cartógrafos e navegadores se reuniram na Escola de Sagres, não uma escola, mais sim um centro de pesquisa.
- Fatos sobre alguns reis portugueses
• D. Afonso Henriques: Primeiro Rei de Portugal • D.João I : Primeiro rei da dinastia de Avis • D.Dinis: Fundou a Universidade de Coimbra, e ficou conhecido como o Lavrador, pois ordenou a plantação de pinhais, usados na construção naval. • D. Manuel I: O Venturoso, durante seu governo foi descoberto o Brasil. • D. João II: Conhecido como o príncipe perfeito
Assunto I- A Expansão Marítima
Caravelas portuguesas Séc. XV
Ocupou sempre lugar de destaque na economia lusa a atividade