Responsabilidade socioambiental e o papel do administrador
1. Introdução
2. Entendendo Responsabilidade Socioambiental
3. Petróleo versus Responsabilidade Socioambiental e o Papel do Administrador
4. Conclusão
5. Referências
1. INTRODUÇÃO
A preocupação ambiental, no aspecto técnico, forçou as empresas a inovarem e produzirem novas tecnologias que permitam a redução de poluentes e criar o consumo sustentável dos recursos naturais, produzindo com o mínimo possível de impacto ambiental. Tal preceito de desenvolvimento trouxe para o mercado industrial a chamada responsabilidade ambiental, que se tornou uma alternativa de lucratividade para as empresas, gerando assim benefícios a longo prazo para toda sociedade. No mercado acionário, por exemplo, as empresas comprometidas com o meio ambiente geraram ganhos 25% acima da média para seus acionistas e o capital investido nessas empresas aumentou em quase 80% nos últimos anos.
2. Entendendo Responsabilidade Socioambiental
Segundo Dermival Ribeiro responsabilidade é a qualidade de responsável ; dever, obrigação. Sendo assim a Responsabilidade Socioambiental é o dever que cada individuo têm perante a sociedade e o meio ambiente. O “dever de todos” de garantir “um meio ambiente equilibrado” e “ preservá-lo para as próximas e futuras gerações”, texto de transparência apavorante de nossa Constituição.
O consumo desenfreado e irresponsável está tornando nosso planeta um lugar degradado e cada vez mais baixando o nível da qualidade de vida. Nas palavras de Carlos Minc Ex- Ministro do Meio Ambiente (Governo Lula – 2009) “o motor das transformações necessárias para salvar o que ainda resta de saudável é a educação ambiental de qualidade, voltada para ações concretas de preservação”.
Para Weber a ação social arraigada aqui citada refere-se a “um componente universal e específico na vida social e fundamental para a organização da sociedade humana” (Weber, APUD Silva, 2009).
È possível criar planejamentos estratégicos, que determinem ações de responsabilidade