Bourdieu
PEDAGOGIA
Adilson Marques Santana – R.A. 4304780529
Juliana Moreira de Araujo – R.A. 3829704764
Marcia Adriana D. dos Santos – R.A. 4365836606
Sueleny Alves Teixeira - R.A. 3830732432
Profª Rosana Haas
Profº Dr. Luiz Roberto Wagner
Sorocaba
SEM CONSIDERAR A QUESTÃO SOCIAL, NÃO HÁ SUSTENTABILIDADE
O termo "sustentável" provém do latim sustentare (sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar). Segundo o Relatório de Brundtland (1987), o uso sustentável dos recursos naturais deve "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas". É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo.Ultimamente este conceito, tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo preservando o meio ambiente o que requereu a vinculação da sustentabilidade no longo prazo, um "longo prazo" de termo indefinido, em princípio.
Sustentabilidade é um conceito sistêmico, por que se relaciona com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
Existem três grandes questões que devem ser consideradas a Questão Social: sem considerar a questão social, não há sustentabilidade. Em primeiro lugar é preciso respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. O do ponto de vista do ser humano, ele próprio é a parte mais importante do meio ambiente. Segundo, a Questão Energética: sem considerar a questão energética, não há sustentabilidade, pois sem energia a economia não se desenvolve. E se a economia não se desenvolve, as condições de vida das populações se deterioram. E finalmente a Questão