Vogais para crianças de 4 anos
As vogais é o começo do processo de descoberta tanto da escrita como da leitura, e tudo depende de como vamos trabalhar isto. Primeiramente trabalho a vogal A, trabalho uma de cada vez, pois eles precisam fixar bem. Então começo o dia falando sobre as vogais, então mostro elas no uniforme deles, no nome dos amiginhos e então saio da sala com toda a turma recolhendo objetos pela escola. Então na sala eu escrevo no quadro a letra A bem grande e juntos vamos procurar no nome dos objetos que recolhemos. E procuro sempre desafiá-los pedindo que eles circulem no quadro a vogal A. E só depois eu vou para o caderno, no caderno de desenho eles vão colar bolinhas de papel em cima de vogal, irão pintar desenho onde aparece a vogal ( abelha ), depois eles irão cobrir pontilhado da vogal e só depois eles irão escreve-la sozinhos. É cansativo e trabalhoso ( para nós professores ) mas no final é recompesado quando eles identificam a vogal sozinhos. Depois do passeio, da leitura do livro etc...
Problematize com as crianças as observações feitas e registre no quadro, cartazes e outros o conhecimento construido pelas crianças, ou seja, as idéias do coletivo. A partir do que foi registrado, problematize as letras, os sons, as sílabas, palavras, espaços entre as palavras, etc. Desta forma estaremos indo além das vogais.
Problematize também as palavras contextualizadas e após dialogar no quadro peça as crianças que identifiquem as letras montando as palavras utilizando o alfabeto móvel e esta atividade é muito legal quando é feita em grupo, pois as crianças aprendem umas com as outras e discutem suas hipóteses. Brinque com o boliche colondo nas garrafas as letras das palavras contextualizadas.
Solicite as crianças construirem as letras utilizando massinha, incentive as crianças a registrarem as palavras significativas, dialogando letras por letras e muitas outras atividades.
Faça um passeio - estude com as crianças a horta do