Bolos e cosméticos
A física
O forno microondas desvendam o enigma
O Bolo
(Para 3 bolos)
125 g de farinha com fermento (para bolos)
150 g de açúcar
25 g de cacau
3 ovos
3 colheres de sopa de leite
3 colheres de sopa de óleo
1 - Numa tigela misture bem a farinha com o açúcar e o cacau. Divida a mistura em 3 partes (100 g cada). Pode guardar algumas semanas num frasco ou num saco de plástico.
2 - Na altura em que lhe apetecer fazer o bolo, deite numa caneca (que possa ir ao micro-ondas) uma parte da mistura, 1 ovo, 1 colher de sopa de leite e 1 colher de sopa de óleo. Com um garfo misture bem. Leve ao micro-ondas cerca de 2 minutos (potência máxima).
1
A QUÍMICA DESVENDA
A farinha e o fermento...
A farinha de trigo tem diferentes componentes, nomeadamente amido, açúcares, proteínas, gorduras, sais minerais e água. Diferentes farinhas têm diferentes proporções destes componentes. Vamos considerar o caso das proteínas, a sua presença na farinha pode ter valores bastante variáveis, de cerca de 8% até cerca de 14%. Quando se junta um líquido, como água ou leite, à farinha estas proteínas vão ligar-se entre si e formar como que uma rede
(gluten) forte e elástica. Consoante a preparação culinária que estamos a fazer é desejável ou não que esta rede se forme. Ela é desejável quando fazemos pão, ou massa folhada, mas não é desejável quando fazemos um bolo, uma massa de tarte, crepes ou scones, pois torná-los-ia duros. A farinha que se vende com fermento, que normalmente é usada para bolos, tem um baixo conteúdo em proteínas o que vai dificultar a formação desta rede.
A farinha nesta receita já tem fermento. Este é formado por bicarbonato de sódio (uma base) e um ácido em quantidade suficiente para reagirem entre si. O fermento em pó ainda tem amido que serve para manter estes dois componentes separados e os manter secos, pois vai absorver a humidade do ar, impedindo assim que reajam entre si. Quando se mistura o fermento com um líquido