queda livre
CAMPUS CATALÃO
Departamento de Física Engenharia de minas
Queda livre
Professor: Eduardo Souza
Alunos:
Catalão – GO
Junho/2013
1.INTRODUÇÃO
Com um corpo próximo a superfície da terra sem considerar a resistência do ar, pode-se medir a aceleração a qual esse corpo e submetida, esta aceleração será chamada aceleração gravitacional ou aceleração de queda livre simbolizada pela letra (g). segundo pesquisado no livro Halliday (2009)
“todos os corpos, independente de seu tamanho, forma, ou composição caem com a mesma aceleração.” Em todos textos encontrados a aceleração gravitacional é aproximadamente 9,8 m/s², mas esse valor varia com a latitude e com o níveo que se encontra em comparação com o níveo do mar. Então para calcular tal grandeza utilizaremos a formula abaixo: Equação (1.0) Apresentamos um método sofisticado para medir uma grandeza física, o valor da aceleração da gravidade (g). Esse método consiste em medir, de maneira automatizada, o tempo de queda-livre de uma esfera de aço que cai de alturas variáveis. O uso de lançamento remoto da esfera e sensores nas medidas nos permite obter um resultado mais confiável para o valor de g comparado ao método manual de lançamento e medida do tempo.
Estaremos também colocando a margem de erro para cada medida segundo aprendido no laboratório, sendo a margem de erro de instrumentos analógicos e de não analógico. Equação (1.1) tratasse da 2. MATERIAIS UTILIZADOS E MÉTODOS
01 esfera de aço;
01 Time 4x4 Phywe (±0,001s);
01 sensor de contato (Phywe);
01 sensor de prato (Phywe);
01 Régua milimétrica (±0,5);
01 suporte de garras;
Métodos