Gestão de Marketing - Unidade 2
Embora conte com alguns grandes grupos em mercados específicos, o setor de farmácias no Brasil se apresenta muito interessante sob o ponto de vista de negócios: um empreendedor que decida investir em uma farmácia (ou em uma rede de farmácias) deverá, obviamente, seguir as regras da prestação do serviço e dos cuidados sanitários que o empreendimento requer, porém terá a oportunidade de segmentar o mercado de várias maneiras e, com isso, buscar formas de posicionamento distintas. Estas, se bem estudadas, podem trazer algumas vantagens competitivas à empresa. Por se tratarem, no entanto, de vantagens pontuais, capazes de diferenciar a empresa por períodos específicos (até serem copiadas ou perderem a atratividade), o empreendedor que decida investir nesse setor deverá inovar constantemente e adotar ações de marketing específicas, que gerem novas oportunidades e contribuam para o crescimento do negócio.
Sabemos que as oportunidades de diferenciação variam com o setor e o mercado. Após a leitura do texto acima, é possível afirmar que o setor de farmácias brasileiro se enquadra em que setor do modelo de diferenciação da BCG?
a.
De volume: as farmácias, para ter lucro, precisam comercializar grandes quantidades de itens, de diferentes categorias de produtos.
b.
Fragmentado: há muitos concorrentes no mercado e as vantagens de cada um são pontuais, embora as oportunidades de lucro e crescimento sejam muito grandes.
c.
Estagnado: remédios são um mercado consolidado e, para ter lucro, as farmácias precisam investir em outros tipos de produtos, como cosméticos e fraldas.
d.
Especializado: atuar com medicamentos, cosméticos e outros itens requer cuidados específicos e aprovações legais, como a da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.
e.
Especializado: há muitas oportunidades de crescimento nesse tipo de mercado e as vantagens competitivas são grandes, pois a concorrência – embora acirrada – não tem