Bolha econômica
Nos últimos meses, economistas de todo o mundo tem falado sobre uma bolha imobiliária que irá estourar no brasil, devido à grande especulação que temos vivido neste mercado. Preços altíssimos em relação ao mercado internacional neste ramo por conta do seu crescimento acelerado nos últimos anos e isso acaba se tornando algo preocupante.
2. O que é a bolha?
A bolha se forma, quando há a compra de um produto para revende-lo mais barato de maneira repetitiva.
Por exemplo:
Um banco empresta dinheiro à um homem à uma taxa de 1% de juros ao mês, esse homem, por sua vez, pega esse dinheiro e empresta à uma taxa de 5% de juros ao mês para outro homem, este segundo homem pega o dinheiro e empresta à uma taxa de 10% ao mês. O mesmo valor, acaba ficando “mais caro”, mas na realidade o produto é o mesmo, ou seja, o valor que o primeiro homem pegou emprestado no banco.
Fundamentalmente, o que caracteriza uma bolha financeira, é o fato de alguém comprar um produto para vende-lo mais caro e obter lucro, o comprador vende mais caro que o primeiro vendedor, para obter lucro e assim sucessivamente.
3. A bolha imobiliária brasileira
Os preços de imóveis no brasil vêm crescendo rapidamente, então as pessoas acabam tendo a sensação de que comprar imóveis para vender, é um bom investimento, daí se dá a caracterização da bolha explicada no item 2, compras e vendas sucessivas e aumento dos preços.
Com essa tendência, os empreendimentos da área, acabam sendo reservados para serem vendidos à investidores. Hoje em dia cerca de 40% à 60% dos imóveis são destinados à venda para investidores para que esses possam revende-los.
Esse alto índice de reserva para investimentos, se dá principalmente ao fato de que os investidores, geralmente, pagam o valor dos empreendimentos, à vista, logo as construtoras dão prioridade à reservar grande parcela do empreendimento aos investidores.
Esse aumento no índice de investidores