Setor Primario
A ORGANIZAÇÃO E A ESTRUTURA DO PRIMEIRO SETOR NO BRASIL.
GUARUJÁ– SP
2014
UNIESP FACULDADE DO GUARUJÁ
A ORGANIZAÇÃO E A ESTRUTURA DO PRIMEIRO SETOR NO BRASIL.
Trabalho apresentado ao Curso Administração de Empresas - Bacharelado - da UNIESP – FACULDADE DO GUARUJÁ.
GUARUJÁ – SP
2014
1- INTRODUÇÃO
2- DESENVOLVIMENTO
Sumário
Atividades Primárias no Brasil O Setor Primário, segmento da economia que reúne as atividades agropecuárias e extrativas, é um importante setor do Brasil que aparece com grande força no país desde a sua colonização. O extrativismo, por exemplo, caracterizado pela retirada de produtos espontaneamente gerados pela natureza, é marcante na história econômica brasileira. A exploração do pau-brasil, assim como a “droga do sertão”, borracha, madeira, castanha, metais preciosos e cacau, são importantes exemplos dessa atividade ao longo da história e desenvolvimento brasileiro.
O extrativismo vegetal dividido em madeireiro e não madeireiro, ainda tem bastante atuação no país. Nessa atividade, o extrativismo não madeireiro, na coleta de produtos como a castanha-do-pará e açaí, é o destaque representando 83% de todo extrativismo vegetal no Brasil. No extrativismo vegetal não madeireiro, o estado do Maranhão destaca-se com a maior extração nacional do babaçu. Também em posição (acho que é importante) estão a Bahia, com a maior coletora de piaçava do país; o Pará, com o açaí; e os estados do Sul e Mato Groso do Sul, com a exploração da erva-mate. Já, no extrativismo vegetal madeireiro destacam-se com a exploração da madeira em tora, a lenha, o carvão e o nó-de-pinho.
O país também apresenta a extração de outras matérias primas, como o gás natural, minério de ferro e petróleo, esse transparecendo como produto em