Setor primario da china
Agricultura-
Acredita-se que as primeiras atividades agrárias da China tenham ocorrido pela plantação de arroz por volta de 7500 a.C.
Por volta do fim do ano de 1980, a China se tornou um país predominantemente agrícola. Por volta de 1985, cerca de 63% da população vivia em áreas rurais e a mão de obra era usada em trabalhos no campo.
Antigamente usavam-se métodos e ferramentas simples para plantio e cultivo do solo, mas como muitos anos se passaram, a modernidade acompanhou alguns fazendeiros que fazem uso da tecnologia na agricultura. Durante a Dinastia Jin, ocorreram trocas de produtos por toda a China, promovendo ao mesmo tempo, que novas tecnologias fossem descobertas e implementadas. O uso das terras se tornou mais intensivo e eficiente. Já na Dinastia Tang, a China se se tornou uma sociedade feudal. Os progressos nos maquinários nessa época foram significativos.
A agricultura chinesa produz trigo, arroz, batata, amendoins, milho, algodão e muitos outros produtos. Isso faz com que a China tem o maior rendimento se comparado aos outros países no mundo mesmo que apenas 15% do total das terras chinesas sejam consideradas cultiváveis. O trigo é considerado o segundo produto mais importante da agricultura da China e cresce em quase todas as partes. As colheitas de milho também são muito comuns nas terras chinesas. Outro produto importante são as batatas, que são cultivadas e colhidas em várias espécies diferentes. O óleo das sementes também é produzido em grande quantidade e bastante procurado para a exportação. A agricultura chinesa também obtém grande lucro com a exportação de chá plantado em terras chinesas, que são bastante procurados por suas propriedades medicinais. De outro lado, a agricultura chinesa também produz peixe, fibra vegetal, carnes e muitas outras coisas.
Atualmente, a área cultivável disponível seria de 121 milhões de hectares, até 2015 essa área poderá crescer para 160 milhões. Comparando a produção brasileira