Senhor
“Remuneração é o conjunto de retribuições recebidas habitualmente pelo empregado pela prestação de serviços, seja em dinheiro ou em utilidades, provenientes do empregador ou de terceiros, mais decorrente do contrato de trabalho, de modo a satisfazer suas necessidades básicas e de sua família.” (art. 457, CLT).
Tipos de remuneração
A remuneração justa deve englobar todos os benefícios previstos em leis e ser suficiente para satisfazer as necessidades básicas do empregado e da sua família.
Os principais tipos de remuneração existentes são:
Remuneração Funcional: Também chamada de PCS (Planos de Cargos e Salários) esse tipo de remuneração é o mais tradicional entre os existentes e também o mais usado nas empresas em geral. A Remuneração Funcional é composta de descrição de cargo, avaliação de cargos, faixa salariais, política para administração de salário e pesquisa salarial.
Salário Indireto: Essa remuneração é também conhecida como benefício dado pelas empresas aos seus funcionários, representando na maioria das vezes uma parcela da Remuneração Total. Nesses benefícios encontra-se automóvel, empréstimo financeiro, assistência odontológica, aluguel de casa, clube recreativo, transporte, alimentação dentre outros.
Remuneração por Habilidades: Essa remuneração é paga decorrente de um conhecimento ou habilidade certificada de seus funcionários. Essa habilidade pode ser definida como um exemplo a uma pessoa que frequenta um curso de liderança terá melhor conhecimento sobre o assunto, porém não fará dele um líder nato.
Esse tipo de plano se subdivide de duas formas:
Planos baseados no reconhecimento e baseados em multi-habilidades. Alguns exemplo de Remuneração por Habilidades é: negociação, comunicação, trabalho em equipe, orientação para resultados e persuasão. No sistema de Remuneração por Habilidade, os aumentos salariais estão vinculados a um processo de certificação, ou seja, os empregados necessitam de mostrar o domínio dos