Aço para fundiçao
CIÊNCIA DOS MATERIAIS
Curso: Técnico em Mecânica
Professora: Amanda Rosa
Itabira/2014
TEORIA ATÔMICA
• Estudo dos Cristais o Se você pudesse ampliar a maioria dos materiais sólidos a ponto de ver as partículas que o compõem, observaria que essas partículas se arrumam de uma forma muito organizada. o Essa organização parece uma rede em três dimensões que se repete em todo o material. Ela é chamada estrutura cristalina. Materiais metálicos, como o ferro, o aço, o cobre e materiais não-metálicos, como a cerâmica, apresentam esse tipo de estrutura. o O arranjo atômico em um sólido cristalino podem ser descritos usando, como referencia, os pontos de intersecção de uma rede de linhas nas três dimensões.
1
25/02/2014
TEORIA ATÔMICA o A estrutura tridimensional, mantida de forma mais ou menos rígida pelas ligações entre partículas, que se vai progressivamente propagando no espaço, formado assim um sólido que tenderá, pela expressão macroscópica desta ordenação interna, a ter uma forte tendência para a simetria. São esses os sólidos a que chamamos cristais.
Célula unitária da estrutura de um cristal de sal
(NaCl). Note-se a ordenação dos átomos.
TEORIA ATÔMICA
• Formação dos Cristais o Na natureza encontram-se cristais de formas muito diversificadas, dependentes da forma de arranjo das cargas eléctricas nos átomos ou moléculas que formam o cristal e das condições em que a cristalização se deu por exemplo a água, pode assumir múltiplas formas cristalinas em função da forma como o cristal se formou: a neve e um cubo de gelo são formas completamente distintas de cristais de água, com estrutura diferenciada em função das condições de cristalização. o A forma dos cristais depende não só das características do material de que o cristal é formado mas também das condições de formação (um caso extremo é o Carbono: a altas pressões e temperaturas forma o diamante, a altas temperaturas e baixas pressões forma grafite,