resumo
AÇOS PARA FUNDIÇÃO
1.Introdução.
Aço fundido é aquele que é vazado em um molde de maneira a adquirir a forma desejada, as peças fundidas necessitam de acertos fitos através de usinagem para adquirir o acabamento desejado. Quando falamos na produção de “lingotes”, sabemos que o aço precisa passar por vários processos de conformação mecânica, podemos classificar esses aços por quatro tipos que variam de acordo com a pratica empregada na desoxidação ou pela quantidade de gás desprendida na desoxidação.
Aços acalmados: são os que têm pequeno desprendimento de gases obtidos com desoxidante silício e alumínio.
Aços semi-acalmados: possuem maior desprendimento de gases do que os aços acalmados.
Aços efervescentes: esses não utilizam desoxidantes por isso apresentam uma diferença acentuada de composição química.
Aços semi-desoxidados: semelhante aos efervescentes, porém eventualmente podem-se acrescentar desoxidantes para controle do desprendimento de gás. Com o processo de fundição, pode-se conseguir vários tipos de peças com grande variedade de forma e resistência com custo baixo. Esse processo tem que cumprir alguns requisitos importantes para a qualidade da peça, que são; homogeneidade, granulação fina, e completa isenção de tensões internas.
2.Considerações a respeito do projeto. Todo projeto tem suas especificações, e devemos nos preocupar com a resistência das peças, que depende da resistência real do metal pela sua forma e pela sua espessura.
2.1 Forma da peça; após dar a resistência mecânica a peça ela tem que obedecer a condições, ou seja, para peças sujeitas a esforços de flexão deve-se diminuir a quantidade de material no eixo neutro e peças sujeitas a esforços de torção, considerar secções.
2.2 Escolha das espessuras das paredes; para adquirir certa parte de uma peça resistente, não devemos achar que temos que somente aumentar a espessura da parede da mesma, pra isso devemos manter ao máximo a uniformidade