setor primário
EMEFM. Prof. Derville Alegretti
2014
Trabalho Econômia: Setro Primário. 1º módulo do Curso Tecnico de Contabilidade .
PROFESSOR: EVARISTO.
1 – INTRODUÇÃO
A economia de um país pode ser dividida em setores (primário, secundário e terciário) de acordo com os produtos produzidos, modos de produção e recursos utilizados. Estes setores econômicos podem mostrar o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região.
1.1 Setor Primário.
O setor primário é o conjunto de atividades econômicas que produzem matérias-primas. Isto implica geralmente a transformação de recursos naturais em produtos primários. Muitos produtos do setor primário são considerados como matérias-primas levadas para outras indústrias, a fim de se transformarem em produtos industrializados. Os negócios importantes neste setor incluem agricultura, agronegócio, a pesca, a silvicultura e toda a mineração e indústrias pedreiras.
O setor primário está relacionado a produção através da exploração de recursos da natureza. Podemos citar como exemplos de atividades econômicas do setor primário: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extratibivsmo, vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação. Este setor da economia é muito vulnerável, pois depende muito dos fenômenos da natureza como, por exemplo, do clima.
A produção e exportação de matérias-primas não geram muita riqueza para os países com economias baseadas neste setor econômico, pois estes produtos não possuem valor agregado como ocorre, por exemplo, com os produtos industrializados.
1.2 Atividade Primário no Brasil.
O Setor Primário, segmento da economia que reúne atividades agropecuárias e extrativas, apresenta-se com grande força no Brasil desde a colonização. O extrativismo, por exemplo, caracterizado pela retirada de produtos espontaneamente gerados