Setor primário
Trabalho apresentado a disciplina de planejamento empresaria e empreendedorismo, Etec takashi morita extensão ceu parelheiros sob orientação da professora: Ivone
Biografia de Jules henri fayol
índice
Introdução : Vida: Obra: Criticas à Teoria Clássica: Funções do Administrador: Os 14 Princípios de Fayol: Referências bibliograficas:
introdução
Jules Henri Fayol nascido a 29 de julho de 1841 em Istambul e falecido a 19 de novembro de 1925 em Paris. Em 1860, Fayol foi contratado para trabalhar na corporação mineradora e metalúrgica francesa Comambault. Fayol passou toda a sua vida nessa empresa, aposentou-se como diretor geral, em 1918. Em 1888, quando foi promovido a essa posição, a empresa estava à beira do desastre. Os acionistas não recebiam nenhum dividendo desde 1885, ela estava em declínio e em estado pré-falimentar. Colocando suas teorias em prática, Fayol conseguiu torna-la rentável e, quando se aposentou, a empresa tinha situação financeira invejável e com um quadro dirigente de excepcional qualidade.
Henri Fayol foi um dos primeiros estudiosos a analisar a natureza da actividade empresarial, a formular uma teoria completa de gestão e a definir as principais actividades do gestor dentro das organizações: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Fez a ligação entre a estratégia e a teoria empresarial e destacou a necessidade de aprofundar a gestão e de cultivar qualidades de liderança. Fayol defendia que os mesmos princípios podiam ser aplicados em empresas de diferentes dimensões e de todo o tipo - industriais, comerciais, governamentais, políticas ou mesmo religiosas.
Fayol ao definir os princípios gerais da administração deixou claro que: os princípios não são rígidos nada é absoluto em matéria administrativa tudo em administração é questão de medida, de ponderação e de bom senso os princípios são maleáveis e