Determinação da aceleração da gravidade experimental por meio de pendulo
Pêndulo Simples:
Determinação da aceleração da gravidade.
São Paulo, setembro de 2007
* Objetivo:
Determinar experimentalmente em laboratório o valor da aceleração da gravidade através do método de pêndulo simples.
* Introdução teórica:
MOVIMENTO PERIÓDICO
Todo movimento que se repete em intervalos de tempo iguais é chamado de periódico. Mais precisamente, poderíamos dizer que, no movimento periódico, o móvel ao ocupar, sucessivamente, a mesma posição na trajetória, apresentar sempre a mesma velocidade e aceleração e que o intervalo de tempo para que ele se encontre duas vezes nessa posição, é sempre o mesmo.
MOVIMENTO OSCILATÓRIO
Um movimento é dito oscilatório ou vibratório quando o móvel se desloca periodicamente sobre uma mesma trajetória, indo e vindo para um lado e para outro em relação a uma posição média de equilíbrio.
Essa posição é o ponto sobre a trajetória, para o qual a resultante das forças que agem sobre o móvel, quando aí passa, é nula.
Desse tipo são o movimento de um pêndulo, o movimento de uma lâmina vibrante e o movimento de um corpo preso a extremidade de uma mola.
MOVIMENTO HARMONICO SIMPLES
Muitos comportamentos oscilatórios surgem a partir da existência de forças restauradoras que tendem a trazer ou manter sistemas em certos estados ou posições, sendo essas forças restauradoras basicamente do tipo forças elásticas, obedecendo, portanto, a Lei de Hooke (F=-kx).
Para que um sistema tenha comportamento de um movimento harmônico simples a aceleração do objeto (massa) tem que ser proporcional ao seu deslocamento e ter sentido oposto ao mesmo.
O sistema mais conhecido que se comporta dessa maneira é o sistema massa-mola , mostrado na figura abaixo, que consiste de uma massa de valor m, presa por uma das extremidades de uma certa mola de fator de restauração k e cuja outra extremidade está ligada a um ponto fixo.
Esse