Biomassa
Neste artigo foi abordado, uma das fontes de energia renováveis mais usadas no País: a Biomassa. A Biomassa é a matéria orgânica utilizada para produzir energia sem danos ao meio ambiente. Em principal, será explícito sub temas mais importantes para a compreensão deste tema, que são: o que é Biomassa e o por que da mesma, sua história, como é formada e a sua utilização no Brasil e Bahia. Será relatado também, suas vantagens e desvantagens e sua importância e o seu papel na matriz energética no Brasil e no mundo.
Palavras-Chave: biomassa, vantagens e desvantagens, fontes de energia renováveis, meio ambiente
Introdução:
Neste artigo será apresentado a Biomassa, e suas considerações imprecidiveis para a compreensão da mesma.
A Biomassa é o conjunto de resíduos orgânicos produzido por nós humanos. A Biomassa pode ser encontrada nos produtos secundários da agricultura, pecuária, ou exploração da madeira que podem ser submetidos a um processo produtivo para produzir energia e/ou combustíveis. A Biomassa, é correspondente a aproximadamente 47% da matriz energética do País, um número consideravelmente grande, comparado a matriz energética do mundo. São nas instalações chamadas de biorrefinarias, onde os processos aproveitam de forma completa todas as matérias-primas, como o óleo que é extraído de grãos, pode produzir biodiesel e bioquerosene, e a cana-de-açúcar que é responsável pelo açúcar, etanol e obtenção da energia elétrica, entre outros materiais orgânicos que são fundamentais para o processo e a obtenção da Biomassa e a energia e biocombustíveis da mesma.
Na Bahia, as principais fontes
MATERIAL E MÉTODOS A metodologia do artigo consistiu num estudo através de artigos científicos, e fontes de órgãos públicos federais. Além disso, foram também incluídos, vídeos referentes a Biomassa, vinculados pelo Governo Federal. Todos os materiais foram analisados de forma rigorosa anteriormente a ser utilizado como base do artigo. RESULTADOS E