relatório métodos experimentais
Curso de Engenharia – BC1707 Métodos Experimentais em Engenharia – Diurno
Santo André, 16 de dezembro de 2013
Resumo: Este experimento tem por objetivo a construção de uma balança, baseada no experimento 2, da disciplina “Métodos Experimentais em Engenharia”, utilizando a Lei de Hooke, determinação de constante elástica e propagação de incertezas. Para este projeto foram utilizados os seguintes materiais para construção da balança e medição:
Peças sólidas (cilindros e paralelepípedo metálicos); dois pedaços de tábua; mola metálica; recipiente para colocação das peças sólidas com alça; pino metálico; paquímetro e régua. Foi construída a estrutura da balança a partir das tábuas e do pino metálico e foram pendurados diversos conjuntos de elementos sólidos para a determinação da massa por meio do deslocamento da mola, medido por um paquímetro. Também foi necessário determinar a aceleração da gravidade, para isto foi utilizado um pendulo simples. Por fim foi possível fazer uma conversão de escalas de centímetros para quilogramas de fácil visualização, onde para cada 1 cm equivale-se aproximadamente 76 gramas
Palavras-chave: Lei de Hooke, incerteza, mola.
1. INTRODUÇÃO
Ao estudar molas “ideais” e suas propriedades de deformação, o cientista inglês Robert
Hooke determinou pela primeira vez a relação existente entre a deformação de uma mola e sua constante elástica, numa lei que recebeu seu nome, a Lei de Hooke.
A lei de Hooke descreve a força restauradora que existe nos materiais quando deformados, comprimidos ou distendidos. Apertar ou torcer uma borracha, esticar ou comprimir uma mola, são situações onde é fácil notar a ocorrência da deformação. Mesmo ao pressionar uma parede com a mão, tanto a mão como o concreto, sofrem deformações, apesar de não serem facilmente visualizados.
A força restauradora surge sempre para recuperar o formato original do material e vem das forças intermoleculares que mantém as