Relatorio
Neste experimento foi possível observar de maneira prática a determinação do módulo da aceleração gravitacional local através de ensaio de pêndulo simples que consiste em uma partícula suspensa por 01 (um) fio inextensível e de massa desprezível, efetuando a medição do intervalo de tempo correspondente a 05 (cinco) oscilações em função do comprimento do pêndulo, repetindo cada procedimento de ensaio por 08 (oito) vezes. Em seguida, foi executada a linearização dos dados, a elaboração do gráfico, a identificação do coeficiente angular e o cálculo da incerteza do ensaio (todas as medidas foram descritas no SI de unidades), sendo verificadas e relatadas as devidas ocorrências e conclusões (item 6 – Conclusão).
2. Objetivo
Por meio equipamento simples, tais como: trena de aço, cronômetro, transferidor, fio de barbante e esfera, medir com boa precisão o módulo da aceleração gravitacional local, bem como introduzir o método científico a partir de situações experimentais, estabelecendo relações entre as grandezas verificadas no ensaio e, também, entre as fórmulas matemáticas apresentadas pelo docente responsável, através da análise das diversas medições efetuadas no experimento.
3. Introdução Teórica
Um pêndulo simples é um instrumento ou uma montagem que consiste num objeto que oscila em torno de um ponto fixo. O braço executa movimentos alternados em torno da posição central, chamada posição de equilíbrio. O pêndulo é muito utilizado em estudos da força peso e do movimento oscilatório. Quando afastado de sua posição de equilíbrio e solto, o pêndulo oscilará em um plano vertical sob a ação da gravidade; o movimento é periódico e oscilatório, sendo assim, podemos determinar o período do movimento.
A descoberta da periodicidade do movimento pendular foi feita por Galileu Galilei, notando-se que, durante os últimos três séculos, o pêndulo foi o mais confiável medidor