Plaina limadora
A plaina limadora é uma maquina ferramenta que consiste em realizar as operações de aplainamento, rasgos, estrias, rebaixos e chanfros através do movimento retilíneo alternativo da ferramenta sobre a superfície a ser usinada.
Normalmente utilizada para operações de desbaste, dependendo do tipo de peça que esta sendo usinada, pode ser necessária a utilização de outras maquinas ferramentas para realizar as operações de acabamento. Pode-se destacar também que as operações realizadas na plaina limadora, normalmente são feitas a seco, quando necessário é colocado emulsão na superfície da peça.
A plaina limadora apresenta três tipos de movimentos durante suas operações: O movimento principal, o movimento de avanço e o movimento de ajuste.
Movimentos da plaina limadora; movimento principal, movimento de avanço e o movimento de ajuste, O movimento principal é o movimento executado pela ferramenta, subdividido em curso útil e curso em vazio. O cavaco é retirado da peça sendo este último um movimento de retardo da ferramenta, para que haja o retorno do eixo principal e o termino do processo de desbaste da peça, durante o curso útil e a ferramenta volta para o início do curso sem retirar cavaco durante o curso em vazio, sendo este último um movimento de retardo da ferramenta, para que haja o retorno do eixo principal e o termino do processo de desbaste da peça. O movimento de avanço é movimento realizado pela mesa, onde a peça esta fixada, perpendicular ao movimento principal. E o movimento de ajuste é um movimento vertical feito pela ferramenta ou pela mesa e serve para regular a espessura do cavaco.
A plaina limadora possui como componentes a base da máquina, que suporta a mesa, o cabeçote, composto de um porta-ferramenta, preparado para o acionamento de avanço e retorno e dispõe de um ajuste, acrescentado de uma escala graduada para desbastar tanto superfícies horizontais como inclinadas(vertical em ângulo, horizontal e oblíqua), que esta sobre