Estudante
Contexto Histórico:
- Primeira Guerra Mundial (1914-1918): Durante a Primeira Guerra Mundial os EUA foram os principais fornecedores dos países, exportando grandes quantidades de produtos industrializados, alimentos e capitais (sob forma de empréstimos).
- Pós Primeira Guerra Mundial: Os EUA se consolida como maior potência econômica do mundo. Nesse momento a indústria norte americana é responsável por quase 50% da produção industrial do mundo.
- Dentro dos EUA: Por quase toda a década de 20 a população norte americana estava eufórica pela prosperidade econômica do país e consumia cada vez mais.
Causas da Crise:
- Diminuição da Exportação para os Países Europeus: A medida que os países foram se reconstruindo eles procuraram atualizar seus parques industriais e adotaram medidas para reduzir as importações norte-americanas.
- Ausência de Compradores: Ao se aproximar de 1929 os EUA produziam uma enorme quantidade de mercadoria, porém não encontravam compradores. Os preços das mercadorias caiam significativamente e mesmo assim não encontravam compradores.
- Queda no Comércio Interno: Ocorreu porque os trabalhadores, que eram a maioria da população, recebiam baixos salários e não tinham recursos para comprar produtos.
- Redução de Custos: Os donos de indústria, perceberam que deveriam reduzir o ritmo de produção. Para isso, demitiram milhões de trabalhadores. O número de desempregados no decorrer da crise chegou a atingir mais de 15 milhões.
- Superprodução: Os fazendeiros norte americanos foram obrigados a pagar altas taxas para armazenar seus produtos agrícolas e para evitar a queda do preço dos alimentos, no mercado interno. A grande quantidade de estoque desses alimentos fez com que os preços caíssem. Muitos endividados com bancos, foram obrigados a entregar sua propriedade como pagamento da dívida.
- Quebra na Bolsa de Valores: Era na bolsa de valores que as grandes empresas americanas negociavam suas ações. Com a crise muitas empresas