bolcheviques
A base teórica do bolchevismo é o marxismo-leninismo. Lenin definia o bolchevismo como a aplicação do marxismo às condições específicas da época.
Significado
A palavra bolchevique significa “maioria” no idioma russo. Essa palavra passou a ser usada, no começo do século XX, para designar os integrantes mais radicais do POSDR (Partido Operário Social-Democrata Russo). Esse partido foi fundado em 1898 e se opunha ao regime czarista de Nicolau II na Rússia.
Ideias defendidas no contexto da Revolução Russa:
Os bolcheviques eram favoráveis a uma mudança radical na Rússia, com a queda do czarismo e implantação da ditadura do proletariado, através de uma revolução comunista. Para eles, o novo governo russo, pós-revolução, deveria ser composto por uma união entre os operários e os camponeses. Os bolcheviques tinham, portanto, uma posição bem diferente dos mencheviques (“minoria”), liderados por Martov, que buscavam medidas de transição de caráter reformistas. Os mencheviques defendiam primeiro a instalação da democracia e só depois o socialismo.
Os bolcheviques na Revolução Russa
Foram os bolcheviques, liderados por Lênin, que assumiram o comando político da Rússia após a Revolução Russa de outubro de 1917. O lema bolchevique era “paz, terra, pão, liberdade e trabalho”.
Eles adotaram uma série de medidas revolucionárias e de caráter socialista: nacionalização de bancos, redistribuição de terras entre os camponeses, controle das fábricas pelos operários, instalação de regime unipartidário no controle do