Bolcheviques e Mencheviques
Como surgiram e quais eram os objetivos
No século XIX, os movimentos de oposição e ao regime czarista russo abriram portas para a formação do chamado Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR). Através desse partido, observamos a aglomeração de várias lideranças políticas visivelmente influenciadas pelos valores do socialismo marxista e interessadas em dar fim as imposições do governo vigente.
Apesar de possuírem interesses próximos, os integrantes do POSDR estabeleceram a criação de duas alas políticas fundamentai para o partido. Afinal de contas, apesar de buscarem o fim do czarismo, os social-democratas russos nãos abraçavam um único projeto de reconstrução do pais. Foi nesse contexto em que observamos o desenvolvimento das alas menchevique e bolchevique. Os Mencheviques (minoritários) – Marxistas
A origem do nome Mencheviques significa minoria, pois na hora da divisão estes foram os que tiveram menos votos. A outra facção os quais se opuseram a Lenin quando este propôs que o partido deveria constituir-se de uma elite revolucionária profissional, que se dedicasse exclusivamente ao ativismo político, e que seria sustentada por apoiadores e simpatizantes não-membros do partido, eram os Ortodoxos que pregavam o amadurecimento do capitalismo, para só então almejar o Socialismo. Defendiam uma revolução burguesa contra o Czarismo, liderada pela Duma, pleiteiando transformações progressivas da sociedade, preferiam um partido com grande representação. Curiosamente, os Mencheviques obtiveram o apoio da maioria dos delegados ao congresso, que se juntaram àquela facção, enquanto que a maior parte do comitê central, que era a instância máxima de decisão do partido, optou por apoiar as ideias de Lenin. Entre seus principais lideres destacaram-se Gherghi Plekhanov e principalmente Lulii Martov.
Os Bolcheviques (majoritários) – Socialistas
A origem do nome Bolcheviques significa maioria, pois na hora da divisão estes form