Introdução à Eltrônica
AULA INTRODUTÓRIA
Sumário
1) INTRODUÇÃO Em eletrônica básica, são utilizados vários componentes eletrônicos, deve-se saber identifica-los, suas funções e aplica-los em um circuito eletrônico, para tal necessita-se também de instrumentos de medições e tratamento de circuitos eletrônicos, nesse relatório será apresentado componentes e equipamentos utilizados em circuitos eletrônicos vistos na matéria Eletrônica..
2) OBJETIVOS
Familiarizarmos com o uso dos instrumentos e componentes eletrônicos presentes no laboratório a fim de evitar danos aos mesmos, bem como aumentar o rendimento das aulas durante o semestre.
3) FUNDAMENTOS TEÓRICOS
3.1) Multímetro
Um multímetro digital (Figura 1) oferece a facilidade de mostrar diretamente em seu visor, que chamamos de display de cristal líquido, ou simplesmente display, o valor numérico da grandeza medida, sem termos que ficarmos fazendo multiplicações (como ocorre com multímetros analógicos). Um multímetro digital pode ser utilizado para diversos tipos de medidas, agora iremos citar as três mais comuns: tensão elétrica (medida em volts), corrente elétrica (medida em amperes), resistência elétrica (medida em Ohms).
Figura 1 - Multímetro
Além destas ele pode ter escalas para outras medidas específicas como: temperatura, frequência, semicondutores (escala indicada pelo símbolo de um diodo), capacitância, ganho de transistores, continuidade (através de um apito), etc.
A seleção entre as escalas pode ser feita através de uma chave rotativa, chaves de pressão, chaves tipo H-H ou o multímetro pode mesmo não ter chave alguma, neste caso falamos que o multímetro digital é um equipamento de auto-range, ou seja, ele seleciona a grandeza e a escala que esta sendo medida automaticamente. Em alguns casos podemos encontrar multímetros que tem apenas uma escala para tensão, uma para corrente e uma para resistência, este tipo de