Resumo russia mencheviques bolcheviques
No ano de 1905, Nicolau II mostra a cara violenta e repressiva de seu governo. No conhecido Domingo Sangrento, manda seu exército fuzilar milhares de manifestantes.
E tal episódio foi o estopim da eclosão de um movimento revolucionário que viria em 1917. o Czar Nicolau II relutantemente lançou o famoso Manifesto de Outubro, que permitiu a criação de uma Duma (parlamento) nacional e a existência de partidos políticos, destacando-se o Partido Social-Democrata, que se havia dividido em 1903, dando origem ao Partido Menchevique formaram-se os sovietes (organização de trabalhadores russos) sob a liderança de Lênin. Os bolcheviques começavam a preparar a revolução socialista na Rússia e a queda da monarquia.
Inicialmente, seus membros eram trabalhadores politicamente conscientes, mas, rapidamente, o soviete foi dominado por grupos radicais.
-Bolcheviques (mais influentes e maioria) liderados por Lênin, queriam a união dos operários e camponeses. Apoiavam os sovietes.
-Mencheviques(menos influentes e minoria) liderados por Martov e Plekhanov, pregavam a necessidade de aguardar o amadurecimento do capitalismo na Rússia para só então buscar o socialismo. principal tarefa: planejamento da revolução burguesa contra o czarismo.
Apoiavam Duma.
A Russia e a Primeira Guerra Mundial
Rússia, França e Inglaterra - > Tríplice Entente
- A Russia esperava ser uma guerra rápida e que uma vitória trouxesse vantagens ao país(livre acesso ao Mediterrâneo e ampliação da área de influencia nos Bálcãs)
-Porém, com o advento da Guerra de Trincheiras, o conflito alongou-se e intensificou-se.
-Em comparação com o exército alemão, o exército russo era um