Historia russia rev
Revolução Russa (1917)
A Rússia Czarista
O regime político da Rússia no final do século XIX era a monarquia absolutista (centralização do poder nas mãos do czar). Havia a nobreza e o clero ortodoxo, que possuíam inúmeros privilégios e eram donos da maior parte das terras russas. Os camponeses, que constituíam a maior parte da população, eram considerados servos, que deviam a seus senhores pesadas obrigações. Eles passavam por crises de fome, e para reagir à servidão, organizaram várias revoltas. Essas revoltas levaram ao fim da servidão em 1861, mas os camponeses tiveram que pagar uma indenização ao czar (prestação mensal em gêneros agrícolas) e continuaram sem acesso à terra e sendo explorados. Então, migraram do campo para a cidade em busca de melhores condições de vida.
A modernização da Rússia
O número de indústrias na Rússia cresceu muito devido aos investimentos de capitais estrangeiros, mão de obra barata vinda do campo, exploração de produtos e construção de ferrovias. No entanto, as condições de trabalho dentro das fábricas eram precárias: havia salários baixos, jornada de 14 horas, riscos de acidentes etc. E assim, o operariado promovia greves e passeatas.
O Partido Operário Social-Democrata Russo
Vários agrupamentos políticos deram origem a esse Partido, que foi logo desmantelado pela política do czar. Os membros voltaram a se organizar no exterior, mas após divergências internas, este Partido foi dividido em dois grupos: os BOLCHEVIQUES (MAIORIA) e os MENCHEVIQUES (MINORIA). Os principais líderes desse Partido eram Lenin e Trotsky.
A rebelião popular de 1905 e o ingresso da Rússia na Primeira Guerra Mundial
Houve uma guerra imperialista entre a Rússia e Japão, com o objetivo de conquistar a Manchúria (China), e a Rússia acabou derrotada, perdendo territórios e prestígio. Essa guerra elevou a tensão social e a critica ao czarismo.
Os operários em greve e suas famílias caminharam a