O partido Social
Entre os grupos de esquerda, destacou-se - por seu papel histórico - o Partido Social-
Democrata, de orientação marxista. Este, porém, como em geral tem acontecido às agremiações marxistas, já surgiu praticamente dividido em dois grupos:
1) Os mencheviques (termo russo que significa "minoria"), que acreditavam que uma revolução socialista só podia acontecer na Rússia depois que essa se tornasse industrializada e capitalista, de acordo com o pensamento original de Karl Marx;
2) Os bolcheviques (que significa "maioria"), que defendiam a revolução imediata, com a implantação de uma ditadura do proletariado, conduzida por um partido operário-camponês, adaptando o pensamento marxista à realidade local.
Antes de prosseguir é importante lembrar que essa nomenclatura não corresponde aos fatos: os mencheviques eram a verdadeira fração majoritária do Partido Social-
Democrata. Em sua própria maneira de autodenominar-se, os bolcheviques estavam contando sua primeira mentira. Contariam muitas outras.
REvbolução socialista na Rússia
Revolução Russa: Os Bolcheviques e os Mencheviques
Entre os opositores do Czarismo, destacaram-se varias agremiações político-ideológicas, tendo destaque o partido Social-Democrata(defensores dos princípios marxista), mas em 1903 este partido sofreu uma divisão: de um lado os bolcheviques e do outro os mencheviques.
Os Mencheviques (minoritários) - Marxistas
A origem do nome Mencheviques significa minoria, pois na hora da divisão estes foram os que tiveram menos votos Menshe = menos números. Eram os Ortodoxos que pregavam o amadurecimento do capitalismo, para só então almejar o Socialismo. Defendiam uma revolução burguesa contra o Czarismo, liderada pela Duma, pleiteiando transformações progressivas da sociedade. Entre os seus principais líderes destacaram-se Gheorghi Plekhanov e principalmente Iulii Martov.
Os Bolcheviques (majoritários) - Socialistas
A origem do nome Bolcheviques