A revolução russa
Objetivos da revolução russa
Desde 1914, inicio da Primeira Guerra Mundial, a Rússia vive momentos de profunda crise interna. A participação russa na guerra serviu para agravar ainda mais a situação de crise, colaborando para a eclosão de uma revolução que proclamava como seus objetivos:
• A derrubada do regime absolutista do czar e a criação de um governo mais identificado com os interesses dos trabalhadores;
• A substituição do modo de produção capitalista pelo socialista, baseado principalmente nas teorias de Karl Marx e de Friedrich Engels.
CAUSAS GERAIS DA REVOLUÇÃO RUSSA
No decorrer de todo o século XIX, a Rússia foi governada por monarquistas e absolutistas, comandados pelos czares russos:
• Alexandre II (1858- 1881): Procurou o absolutismo do regime, tentando modernizar o país através de medidas, como, por exemplo: suspensão da censuras a livros e a imprensa, concessão de maior autonomia ás províncias do império e a abolição de servidão agrária e dos castigos corporais. Essa política encontrou forte oposição dos aristocratas conservadores. Em 1881, o czar foi assassinado.
• Alexandre III ( 1881-1894): Influenciado pelas forças conservadoras, Alexandre III retomou o antigo vigor do regime absolutista. Através da política (Ochrana), controlava os setores educacionais, a imprensa e os Tribunais de Justiça. Impedidos de protestar contra as injustiças, camponeses e operários foram duramente explorados.
Nicolau II (1894-1917): Aproximando a Rússia da França, Nicolau II ativou o desenvolvimento capitalista do seu país através de medidas como: início do da exploração do petróleo implantação de estradas de ferro e implantação da indústria siderúrgica. Com a entrada da Rússia na fase da industrialização, ampliou-se a classe operaria urbana, que, nesse período, era extremamente explorada em seu trabalho.