bocha adaptada
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E ARTES
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Bocha Paralímpica: História, regras, inserção no Brasil e seus benefícios
São José dos Campos
2014
UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E ARTES
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
BOCHA PARALIMPICA: HISTORIA, REGRAS, INSERÇÃO NO BRASIL E SEUS BENEFICIOS – REVISÃO DE LITERATURA
Relatório Parcial de pesquisa apresentado como parte das exigências da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, à coordenação de TCC do Curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes da Universidade do Vale do Paraíba.
Orientador: Prof. MSC. Claudio Alexandre Cunha
São José dos Campos
2014
1. INTRODUÇÃO
Há rumores que o jogo tradicional da bocha seja uma adaptação do jogo italiano de boliche em grama para uma quadra fechada, também pode-se dizer que é uma analogia a um jogo francês conhecido como Pentaque, que foi desenvolvido em 1910 no Balneario La Ciotat, próximo a Marselha. (CUNHA, 2009)
No Brasil a Bocha foi conhecida como esporte pela Confederação Brasileira de Desporto no ano de 1943, porém, sua filiação na Confederação Sul americana ocorreu somente em 1950, podendo assim participar do Campeonato Sul americano Masculino do mesmo ano. Mas apenas na década de 60, o jogo se consolidou no país, ocorrendo assim a evolução da técnica e a conquista de novos adeptos, principalmente com a inclusão da participação feminina em 1966.
A bocha paralímpica iniciou nos países nórdicos na década de 70, tendo como base a bocha convencional adaptando a movimentação para os deficientes físicos e motores severos para que tivessem uma atividade recreativa e terapêutica. Já no Brasil a modalidade foi introduzida no ano de 1995 por um grupo de atuantes da área da Educação Física da ANDE (ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE DESPORTE DEFICIENTES). Como não havia muitos atletas de alto rendimento para a bocha adaptada, foram