Bocha Adaptada - Plano de aula
1. IDENTIFICAÇÃO
Instituição: Estácio/FAL
Série/Turma: 6° período
Professor (es):
Duração da Aula: 60’
Faixa Etária dos Alunos: Adolescentes até idosos.
2. CONTEÚDO
Tema da Aula:
A aula será uma simulação de um jogo de bocha paralímpico, que é uma atividade que pode ser praticada por pessoas de todas as idades e de diferentes tipos de deficiência. Proporcionar o desenvolvimento da autonomia e inclusão social através das áreas recreativas, de lazer e desportivas. A habilidade e a inteligência tornam-se fundamentais no desenvolvimento das jogadas, assistindo-se muitas vezes a um verdadeiro espetáculo de alternância da vantagem, pela aplicação de técnicas e táticas adequadas a cada circunstância.
3. OBJETIVOS
Conceitual:
No Brasil, a bocha desembarcou junto com os imigrantes italianos, mas a versão adaptada da modalidade só passou a ser praticada na década de 1970.
O jogo consiste em um conjunto de seis bolas azuis, seis bolas vermelhas e uma bola branca (bola alvo). A quadra deverá ser lisa e plana como o piso de um ginásio em madeira ou sintético. A área é delimitada por linhas que possui uma dimensão de 12,5m x 6m. Pode ser jogador de maneira individual, em duplas ou em equipes. O jogo pode ser facilmente adaptado para permitir que jogadores com limitação funcional usem dispositivos auxiliares, tais como rampas ou calhas e capacetes com ponteira. A bocha é um jogo que exige bastante das habilidades motoras dos participantes, pretendemos trabalhar todas as aptidões necessárias para o desenvolvimento ideal do jogo.
Procedimental:
O jogo requer planejamento, estratégia na tentativa de colocar o maior número de bolas próximas da bola-alvo, desenvolvendo e aumentando, entre outras funções, a capacidade visual-motora. Pode ser jogado de forma recreativa, como esporte competitivo, ou como atividade de educação física nos programas escolares. Pela falta de materiais específicos do esporte, iremos adaptar bolas, cadeiras,