Musicoterapia
Remédio musical a favor do ser humano Douglas Trukane
Musicoterapia é a utilização da música e de seus elementos: ritmo, harmonia e melodia com técnicas específicas para fins terapêuticos. É a possibilidade de comunicação, de relação entre as pessoas através do encontro com a música e si mesmo. Essa terapia pode beneficiar de várias maneiras, tanto de forma individual como grupal. Contribui no desenvolvimento motor, cognitivo, físico e emocional do ser humano, possibilitando o encontro de si mesmo com suas frustrações e dificuldades, ajudando a compreender que cada um tem suas qualidades e potencialidades que podem ser trabalhadas e vistas de forma natural e bonita. As dinâmicas que acontecem nos atendimentos dependem do que a música representa para a pessoa e do que ela esta demandando naquele momento. Pode ser de forma interpretativa, um canto livre, tocar instrumentos variados, recriar canções, mas principalmente, buscar na música de forma espontânea emoções, sentimentos, vivências que sejam da pessoa na música que lhe faz parte. De forma mais clara, que ela possa encontrar na música novos caminhos para a construção de sua história.
Os profissionais da saúde indicam para a Musicoterapia normalmente quando percebem que o paciente tem uma afinidade com música, ou a arte de maneira geral, ou quando conhecem/identificam as oportunidades que a música pode oferecer ao ser humano. Como uma forma de comunicação, de compreensão do processo por qual esteja passando, alcançando então grandes mudanças no comportamento e vivência do indivíduo.
Para se tornar um musico terapeuta é necessário ter uma formação acadêmica. Cursando uma Universidade que ofereça pelo menos noções básicas e específicas de ser terapeuta e da área musical. Em média 130,00 o atendimento quando uma vez por semana, podendo ser menos com o aumento de encontros, ou mais com a necessidade do atendido dependendo do profissional.