AIDS
Ione
Jéssica
Maria Célia
AIDS
Síndrome da
Rerivalda
AIDS
Conc
eito
Síndrome: caracteriza-se por uma série de sinais e sintomas que se desenvolvem conjuntamente e indicam uma alteração ou anormalidade orgânica, sendo que esta anormalidade é consequência da manifestação de várias doenças, sucessivas e simultâneas, que ocultam a verdadeira causa.
Imunodeficiência: Deficiência do Sistema Imunológico que se constitui no responsável pela defesa natural do organismo humano. Estando imunodeficiente o sistema perde a capacidade de defesa.
Adquirida: especificamente por ser transmitida de pessoa para pessoa e não por cargas hereditárias e/ou genéticas. Outro fator importante a ser considerado na conceituação da AIDS é a sua origem e classificação epidemiológica, ou seja, a Vigilância Epidemiológica do
Brasil considera a AIDS uma doença emergente; que são doenças novas, desconhecidas da população, causadas por vírus ou bactéria nunca antes descritos ou por mutação de um vírus já existente. Dentro desse conceito, a AIDS aparece como uma das doenças emergentes mais importantes, pois até o início da década de 80 era completamente desconhecida no mundo. O termo emergente também pode ser utilizado em caráter epidemiológico, quando uma doença atinge uma região territorial onde nunca havia atingido antes, ou seja, atinge uma região até então indene. Já o termo reemergente descreve aquelas doenças que já são conhecidas e que foram controladas, mas voltaram a apresentar ameaça à saúde humana, como exemplo a
Dengue.
Sintomat
AIDS
ologia
Primeiros sintomas:
Manifestam-se de 3 a 6 semanas após a infecção com o vírus HIV e podem incluir febre ou mal estar geral, que são facilmente confundidos com um resfriado ou gripe.
Caracterizam a fase aguda da doença e que podem aparecer nos primeiros 21 dias após a contaminação com o vírus, podem ser:
Febre alta;
Mal estar;
Dor de garganta;