criatividade no design
Desde a pré-história o a criatividade faz com que a humanidade se desenvolva e realize suas tarefas com o uso da mesma. Temos como criativo o novo, aquilo que é uma novidade para nós, e nem sempre é sinônimo de beleza, na verdade a criatividade é subjetiva e varia de pessoa para pessoa, pode ser para realização pessoal ou social. Tudo o que descobrimos de novo vem do processo criativo que varia conforme a vivencia e o ambiente cultural no qual a pessoa esta inserida. O design faz parte de tudo o que o ser humano cria em função dele mesmo ou de outro ser, unindo a funcionalidade com a estética (arte), isso torna a criatividade como umas das mais importantes ferramentas dentro do design.
Design está nos veículos, nas construções, utensílios domésticos, aparelhos eletrônicos e todas as ferramentas externas que influenciam em nosso comportamento. O trabalho de um designer não é apenas unir estética e função em um objeto, mas também pensar em tudo o que terá de ser feito em função dele, como quanto irá custar, tempo de montagem e produção, transporte e outros, e sendo assim a criatividade para executar essas tarefas também é somadas na avaliação do produto.
A Arte e O Design estão ligados mas são completamente diferentes pois, o design tem como proposta ser funcional e comercial, alem de ter uma estética que apeteça aos consumidores, já a arte tem como propósito apenas expressar algo que o artista queira transmitir , ela não se preocupa se terá ou não aceitação, a arte é apenas uma manifestação algo que é de dentro para fora, mas que é tão criativa quanto o design.
A criatividade está em toda parte, podendo assim percebermos a grandeza que um ou uma equipe de pessoas dispostas a usar seus cérebros de forma criativa influenciam na vida cotidiana.
Bibliografia:< http://www.peterschreyer.com/bio/>