relatório A criatividade nos cursos de design
Curso: Design de Interiores
Disciplina: Introdução e Teoria do Design
Profª.: Viviane Gomes
Aluna: Andréia Alvarez Silva
Relatório do texto:
A criatividade nos cursos de design: eliminando barreiras à criatividade em alunos do primeiro ano (Autor: Alexandre Ferraresi Iervolino)
O texto é direcionado a professores e alunos do primeiro ano dos cursos de design e pretende explicar a importância de se trabalhar a criatividade logo no princípio do curso, criando um ambiente favorável para a aprendizagem que estimule o potencial criativo de cada aluno. Todas as pessoas são criativas, mas seu talento vai depender dos estímulos que cada um recebe durante a vida, do estudo acumulado e da vivência.
A metodologia que o autor utiliza no texto é delinear um caminho de pensamento em torno do tema criatividade e relacioná-lo com disciplinas necessárias ao estudo: arte, design, ensino do design.
Quando se fala em Design, o pensamento mais comum é de que é uma atividade de pessoas criativas. Mas a verdade é que o Design é fruto de muita observação e embasamento teórico, e está diretamente relacionado ao desenvolvimento da curiosidade do profissional.
Neste sentido, o papel dos professores é promover aos futuros profissionais um ambiente capaz de propor reflexões desafiadoras, a fim de ampliar as capacidades imaginativas e aprimorar as habilidades de cada aluno. Motivar a busca pelo conhecimento fará com que o aluno amplie seu repertório de vida, contribuindo para o estímulo criativo.
Para Platão, a criatividade tem origem nas divindades, segue como um desejo dos deuses. Já para Freud a criatividade é resultado das tensões entre a realidade consciente e pulsões inconscientes. Fato é que a criatividade é uma capacidade inata, que toda e qualquer pessoa pode manifestá-la. Porém a criatividade age em cada pessoa de uma forma diferente, pois dependem das relações de vida, podendo variar na intensidade.
A capacidade criativa está