boas praticas alimentaçao
Introdução
Para que o estabelecimento sirva alimentos seguros, é necessário que as instalações estejam em boas condições físicas e de manutenção. Também é importante que haja uma definição clara de algumas áreas de preparo de forma que umas não causem contaminação nas outras.
Quando o espaço é pequeno e não possibilita a separação por setores, deve-se usar a criatividade para manter afastadas superfícies limpas de sujas. Por exemplo, utilizando uma mesma área na parte da manhã para uma determinada atividade e na parte da tarde para outra, tomando-se o cuidado de higienizar bem todas as superfícies após o término do 1º turno. Além do cuidado com a separação das áreas e do fluxo ordenado, deve-se ter a garantia de bons serviços de infra-estrutura, como esgoto sanitário, água segura, controle de pragas, manejo adequado para o lixo sólido e líquido (como óleo queimado).
Higiene do Ambiente
A higiene do ambiente está relacionada aos procedimentos que devem ser seguidos para que as superfícies ao redor das pessoas fiquem limpas e impeçam a transmissão de contaminantes que poderiam causar doenças.
Instalações
O Manual de Elementos de Apoio para o Sistema APPCC traz orientações sobre a localização do estabelecimento:
2
“A área deve ser livre de focos de insalubridade, ausência de lixo, objetos em desuso, animais, insetos e roedores. Acesso direto e independente, não comum a outros usos (habitação). As áreas circundantes não devem oferecer condições de proliferação de insetos e roedores.” (SENAC/DN, 2001)
O estabelecimento deve estar localizado em áreas que não representem perigo à saúde, não deve possuir acúmulo de lixo e presença de pragas. O acesso não deve ser comum a outros usos como habitação, por exemplo.
Desenho (Layout) ou Fluxo de Operação
“Deve existir separação entre as