Bloco Liberal
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DISCENTES: Luciana Borges Mangerona – RA: 131224077
DOCENTE: Profa. Dra. Regina Claudia Laisner
DISCIPLINA: Teoria Política
CURSO: Relações Internacionais – 2º ano (Vespertino)
Glossário – Bloco Liberal
O conteúdo aqui presente consiste num glossário que pretende apresentar, de acordo com a análise de determinadas obras, as concepções de três autores liberais sobre três termos, são eles: Igualdade, Justiça e Liberdade.
Joseph SchumpeterIgualdade: A lógica da democracia é a grande bandeira do liberalismo. Assim, conforme é possível depreender a partir da leitura da obra de Schumpeter, a democracia é criticada em diversos aspectos, mas principalmente quanto à lógica de se poder buscar e realizar o “bem comum”, pois este é considerado ilusório e, portanto, não pode ser atingido. Tendo isso em vista, a democracia não passa de um procedimento para estabelecer governos e o processo de escolha do representante, mera legitimação de tal. Assim, de acordo com o autor, sempre haverá elites para governar – porque se entende que o povo não é apto para tal – e o povo para elegê-los como representantes. A democracia, neste sentido, favorece a rotatividade dessas elites no poder e a competição entre elas para assumi-lo. Tem-se então que a igualdade, para Joseph Schumpeter, se faz no âmbito da política, contemplando a igualdade de participação e a igualdade enquanto eleitor, que deve desfrutar da livre concorrência, competitividade nas eleições, que determinarão aquilo que será o governo para o povo – e não o governo do povo. Além disso, o poder de voto dos eleitores e essa competitividade política equilibram o sistema democrático, no sentido de buscar igualar a influência que tem os grupos da sociedade (elite e povo).
Justiça: Deve-se atentar, a princípio, para o fato de que a desigualdade econômica, por exemplo, não é tida como injusta para os