bloco de partidas
Curso: Educação Física
Disciplina: Atletismo
Professora: Antônio Eduardo Martins
Acadêmicos: Leomáreo Silva
Willams Alves
Teresina, 17 de Março de 2014
Blocos de Partida
Bloco de partida é o local onde o atleta deve se posicionar para a largada. Nos jogos de Londres em 1948, os blocos de partida foram utilizados pela primeira vez no atletismo. Na edição anterior, em 1936, os velocistas como o lendário Jessie Owens cavaram os seus próprios buracos de partida! Os blocos de partida introduzidos em 1948 garantiam que as condições de partida eram iguais para todos os participantes.
Nos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres, a OMEGA apresenta uma melhoria nos blocos de partida. A velocidade de reação dos atletas é medida pela força exercida nos blocos e não pelo movimento. Os novos blocos detectam os tempos de reação de todos os corredores - de crianças a velocistas de classe mundial- sem nada alterar no equipamento.
Em 1937, o bloco de partida passou a ser obrigatório em corridas de velocidade.
Os blocos de partida, nos quais os corredores se apoiam na hora da largada, são de uso obrigatório em corridas de tiro rápido, como as de 100m, 200m e 400m (masculino e feminino), e também em provas de revezamento, como 4x100m e 4x400m (masculino e feminino). Também são utilizadas nas provas de barreiras 100m feminina, 110m masculino e 400m masculino e feminino. Nas demais corridas não são utilizados.
Existem vários tipo de materiais usado na fabricação dos blocos de partida entre eles temos o bloco de partida da Helart é feito em madeira maciça e com chapas de alta durabilidade, com regulagens para frente e para trás. Seu tamanho é de 60x40 cm. Mais em geral os matérias usados na fabricação são em alumínio ou aço de dimensões a base 71mm de largura e 894mm de comprimento superfície de apoio dos pés 117x110
Os blocos de