Blabla
Existem mais de 200 variedades de batatas na América andina. No mundo todo, são 3.000 tipos. Ela é cultivada há mais de 7.000 anos.
A batata tem bastante água, vitamina B1, Vitamina C e sais minerais, principalmente ferro, magnésio e potássio. Infelizmente, a maior parte de seus nutrientes se perde durante o cozimento.
A batata foi durante muito tempo desprezada pelos europeus. Elas foram levadas para a Europa pelos colonizadores espanhóis. Os europeus só passaram a consumi-la quando o francês Augustin Parmentier descobriu, em 1769, seus valores nutritivos.
Para ser exato, a batata era tão desprezada pelos europeus que foi acusada de dar poder às bruxas de voar (isso mesmo: era apontada como “alimento de bruxa”) e de provocar doenças como raquitismo e tuberculose.
A batata é o quarto alimento mais consumido do mundo, atrás do arroz, do trigo e do milho.
O maior produtor mundial de batata é a China, seguida de Rússia e Índia. Apesar do largo consumo em nosso país, o Brasil sequer aparece entre os 10 maiores produtores mundiais.
Existem mais de 400 tipos de batata-doce. Mas veja só: a batata-doce pertence à família Convulvolaceae, enquanto as batatas são da família Solanaceae, o que significa que… a batata-doce não é uma batata!
Qual é mais nutritiva, a batata-doce ou a batata comum? A comum, que é mais rica em vitaminas e minerais. Se bem que, por possuir um índice glicêmico mais baixo, a batata-doce é mais recomendada para quem está de dieta ou é diabetico.
É melhor consumir batata cozida ou frita? Cozida, é claro. Enquanto 100 gramas de batata cozida têm 52 calorias - nas fritas, esse número salta para 267 calorias.
A batata inglesa crua é recomendada para quem tem problemas de estômago e intestino. Ela pode ser consumida ralada ou em suco. Compressas de batata são utilizadas contra picadas de inseto e manchas na pele.
A batata frita foi