Bibliotecário: aspectos profissionais
Andréa Maria
Éricka Camille
Conceição Fragoso
Nataly Rodrigues
Victor Serak
RESUMO
O Bibliotecário, que geralmente trabalha em bibliotecas e que vem ganhando espaço em outros campos de atuação, como arquivos, museus, centros de documentação etc, está inserido em uma área de forte expansão atuando como disseminador e facilitador da informação contida em suportes diversificados.
As mudanças comportamentais da sociedade em que vivemos e os avanços tecnológicos têm modificado, porém não eliminado totalmente, o modo como muitos veem o profissional Bibliotecário, deixando de restringi-lo a apenas um mero organizador de livros sem preocupação com os usuários, à um agente disseminador da informação.
O profissional lida com a informação e isto requer atualização constante e uma grande diversidade de conhecimentos, competências, habilidades e postura ética que devem ser postas em prática em seus espaços de trabalho, com isso, neste trabalho iremos discutir os aspectos profissionais que norteiam o fazer do profissional bibliotecário.
Palavras-chave: Profissional bibliotecário; ética; avanços tecnológicos; campos de atuação; aspectos profissionais.
1 INTRODUÇÃO
Com o crescente uso da tecnologia o bibliotecário tem deixado de ser visto como um profissional antiquado que apenas organiza livros, com sua imagem sempre associada a enormes prateleiras cheias de livros, empoeiradas, indicando uma profissão burocrática e menosprezada por muitos da sociedade. Hoje para disseminar informação a seus usuários de forma rápida e eficaz, o profissional pode contar com o auxílio de computadores, internet, programas de gerenciamento de bibliotecas e documentos, CD-ROM’s etc, que tornam seu trabalho muito mais dinâmico e rápido.
Atualmente várias questões sobre ética do profissional