Caminhos transdisciplinares para a formação de bibliotecários
A autora também destaca os conceitos das principais vertentes da biblioteconomia: Informação, biblioteca e bibliotecário. A informação é considerada o objeto primário da biblioteconomia e seu conceito, segundo a autora, é o conhecimento comunicado com fins de educação (formal ou informal) e produção (intelectual, cientifica, tecnológica, econômica, etc.). De acordo com a autora também se destacam dentro da informação o conteúdo a ser comunicado, o processo de interação entre indivíduos e a transformação, assimilação critica ou reelaboração da informação pelo individuo atingido.
A autora identifica a biblioteca como uma transformadora social, formada por três conceitos; O seu espaço de representação, que é constituído pela informação registrada em seu acervo; O espaço de apresentação, representa a ambiência crítica para a reflexão e intercâmbio ao vivo de informações por indivíduos ou grupos sociais; O espaço de criação que representa o usuário como agente de recriação da realidade e potencial gerador de informação especializada, estética e cultural.
A autora também destaca que a biblioteca serve como espaço de dialogo para o publico que com sua iniciativa e interesse próprios utilizaria a biblioteca para atividades de vertentes culturais, artísticas, cientificas e políticas. Segundo a autora a biblioteca,como espaço de criação, favorece também aos indivíduos um ambiente motivador e critico em geral, além de oferecer apoio a necessidades especificas para seus usuários quanto a informação substantiva, apoio social e orientação sobre metodologia de trabalho intelectual.
A autora também destaca que é vital que a biblioteca seja entendida além