Cientifico
Trabalho
Científico
Estrutura do Trabalho Científico
ESTRUTURA DO TRABALHO
CIENTÍFICO (NBR 14724:2005)
Segundo a NBR 14724, válida a partir de janeiro de
2006, existem três tipos de trabalhos acadêmicos:
a) Trabalhos acadêmicos e similares (trabalho de graduação, monografia, trabalho de conclusão de curso - TCC, trabalho de conclusão de cursos de pós-graduação e outros): Documento que representa o resultado de um estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente decorrido da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa e outros. Deve ser elaborado sob a coordenação de um orientador.
b) Dissertação: Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico retrospectivo, de tema único e bem delimitado em sua extensão, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações.
Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e capacidade de sistematização do discente. É feito sob a coordenação de um orientador (doutor), visando à obtenção do título de mestre.
c) Tese: Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico de tema original, único e bem delimitado. Deve ser elaborado com base em investigação original, configurando-se como uma real contribuição para a especialidade em questão. É feito sob a coordenação de um orientador (doutor) e visa à obtenção do título de doutor ou similar
Comunicação da Pesquisa
Segundo norma NBR 14724 : 2005
Estrutura:
Elementos pré-textuais
Textuais
Pós-textuais
A estrutura do trabalho científico e acadêmico é dividida em: pré-texto, texto e pós-texto. Recomenda-se, na digitação, o uso da fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12 para todo o texto e títulos.
Entretanto, as citações com mais de três linhas, as notas de rodapé, a paginação, as legendas das ilustrações e das tabelas