O que é científico?
RESUMO
Rubem Azevedo Alves é educador, escritor e psicanalista, doutor em filosofia pela Universidade de Princeton (EUA) e professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É mineiro de Boa Esperança e vive em Campinas, já publicou as seguintes obras, A boneca de pano, A pipa e a flor, Barbazul, Dogmatismo e tolerância, Livro sem fim, entre outros. Nesta obra conhecemos a ciência, e vemos como ela funciona, capítulo após capítulo da para entender o funcionamento da ciência, por meio de análogos, o autor explica o funcionamento da mente, comparando com um estômago, por exemplo, também nota-se que a ciência aceita aquilo que é concreto, que é exato, mas rejeita o que não é objeto, intitulando como não cientifico. Para perceber esse fato, só é necessária a leitura deste livro, pois as comparações feitas tem a possibilidade de despertar a imaginação do leitor, ou não, depende de cada pessoas, ao ler esta obra, o leitor terá muitas surpresas. E realmente entenderá o que é científico.
1 “O QUE É CIENTÍFICO?” (I) REDES E PEIXES
1.1 Citação
Assim foi, por gerações sem conta. Até que um dos aldeões pensou um objeto jamais pensado. (O pensamento é uma coisa existindo na imaginação antes de ela se tornar real. A mente é útero. A imaginação a fecunda. Forma-se um feto: pensamento. Aí ele nasce...) Ele imaginou um objeto para pegar as criaturas do rio. Pensou e fez. Objeto estranho: uma porção de buracos amarrados por barbantes. Os buracos eram para deixar passar o que não se desejava pegar: a água. Os barbantes eram necessários para se pegar o que se deseja pegar: os peixes. Ele teceu uma rede. (p.83)
1.2 Citação
“Os pescadores-fabricantes de redes se organizaram numa confraria. Para pertencer á confraria, era necessário que o postulante soubesse tecer redes e que apresentasse, como prova de sua competência um peixe pescado com as redes que ele mesmo tecera.” (p.84)
1.3 Parecer