Bacharel
Entrevista Informal (livre ou não- estruturada) – É o tipo menos estruturado, e só se distingue da simples conversão porque tem como objetivo básico a coleta de dados.
Entrevista Focalizada (semi-estruturada ou semidirigida) – É tão livre quanto a informal, todavia, enfoca um tema bem especifico.
Entrevista por Pautas (semi-estruturada ou semidirigida) – Apresenta certo grau de estruturação, já que se guia por uma relação de pontos de interesses que o entrevistador vai explorando ao longo do seu curso.
Entrevista Estruturada (fechada) – Desenvolve-se a partir de uma relação fixa de perguntas, cuja ordem e redação permanecem invariável para todos os entrevistados, que geralmente são em grande número.
O processo de entrevista é orientado por seu referencial teórico.
Perspectiva Psicanalítica – Tem como base os pressupostos dos conteúdos inconscientes.
Perspectiva Existencial-humanista – Não procura formular um diagnóstico, e sim, verificar se o interesse do individuo está auto-realizado.
Perspectiva Fenomenológica - Estuda a influência dos pressupostos e dos preconceitos sobre a mente e que os acionam ao estruturar a experiência e atribuir-lhe um significado.
Um dos aspectos essenciais da entrevista está na investigação que se realiza durante o seu transcurso. As observações são registradas em função das hipóteses que o entrevistado emite.
Segundo Gil (1999) as entrevistas podem se dá em duas modalidades: face a face e por Telefone.
O entrevistador no seu papel de técnico, não deve expor suas reações e nem sua historia de vida. Não deve permitir em ser considerado como um amigo pelo entrevistado e, nem entrar em relação comercial, de amizade ou de qualquer outro beneficio que não seja o pagamento dos seus honorários.
A ansiedade é parte da existência humana, todas as pessoas sentem em grau variado, por vezes consiste em uma resposta adaptativa do organismo (Sierra, 2003).