Prova reflexão de ricardo silva
Não deixa de ser curioso que a formulação do problema das relações entre liberdade e lei na vertente dominante do liberalismo contemporâneo seja herdeira das ideias de um autor tão distante das instituições do Estado liberal quanto Thomas Hobbes. No capítulo XXI do Leviatã, o filósofo inglês deixa claro que a liberdade dos súditos é inversamente proporcional ao número de leis a que eles devem obedecer. Assim, a liberdade dos súditos está apenas naquelas coisas que, ao regular suas ações, o soberano preteriu. O súdito não teria a liberdade (ou o direito) de infringir as leis ditadas pelo soberano, porém, quanto às outras liberdades, dependem do silêncio da lei.
A partir deste texto, e tendo em conta os estudos que você realizou a respeito de Estado e Absolutismo, escreva um texto dissertativo, que tenha entre 10 e 20 linhas, respondendo às seguintes questões:
a) Qual é a concepção de liberdade presente no pensamento de Thomas Hobbes? (5,0)
A reflexão de Ricardo Silva faz análise da ideia de medo e liberdade no universo de considerações da filosofia de Thomas Hobbes. Mostra o medo sendo resultado da igualdade dos homens vivendo em estado de natureza e que a liberdade, se dá via criação do Estado (soberania), consequência do contrato e o seu objetivo é a manutenção dos homens no estado civil, entende-se o relevante papel que a filosofia política de Hobbes tem para a sociedade moderna. Thomas Hobbes acredita que no estado de natureza, os homens são movidos pelo instinto de conservação. A luta pela sobrevivência instaura a guerra de todos contra todos. Trata-se da análise de uma teoria da soberania e não do poder absoluto, como sempre foi interpretada, tentando mostrar porque os homens desenvolveram a sociedade atual.
b) De que maneira esta concepção se faz presente nas sociedades atuais?(5,0)
Comparando a filosofia de Thomas Hobbes com a Sociedade atual, podemos perceber que, mesmo com a criação do Estado e