RESUMO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO BIBLIOTECÁRIO
Centro das Ciências da educação
Curso: biblioteconomia
Prof.: Dr. Adilson Luiz Pinto
Aluno: Leandro Grosselli
CIN5001 – Fundamentos de Biblioteconomia
Titulo: FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO BIBLIOTECÁRIO
Autor: Maria Tereza Machado Teles Walter, Sofia Galvão Baptista
Referência: WALTER, M. T. M. T.; BAPTISTA, S. G. Formação profissional do bibliotecário. Encontros Bibli, Florianópolis, 2008. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2008v13n25p84> acesso em: 05 maio 2014.
A definição de profissão se da por um sistema que a competição por espaço e poder, que parecem os dois itens dominantes nessa visão. Sendo uma ocupação especializada pelo qual uma pessoa ganha à vida numa economia de troca. Requer conhecimento teórico, competência e discernimento que a pessoa comum não possui.
Em discussão sobre a formação do bibliotecário na sociedade da informação, são feitas muitas críticas aos profissionais por considera-los dissociados da realidade e mais preocupados com as técnicas que com os aspectos sociais do exercício do trabalho na área. Sendo que a responsabilidade social é parte intrínseca da pratica profissional bibliotecária. O conceito emprego e trabalho devem ser esclarecidos, pois implica em uma visão de mundo que de alguma forma se refletirá no exercício profissional e para categoria. Essa concepção de trabalho é importante quando pensamos no quanto as tecnologias de informação de comunicação revolucionaram as relações de emprego e renda, as possibilidades de atuação profissional, as exigências mercadológicas e as fragilidades das relações trabalhistas entre empregados e trabalhadores. A motivação no trabalho pode ser um dos fatores que interferem na construção da imagem profissional dos bibliotecários. E compreender a dimensão do trabalho na vida das pessoas tem relação, evidentemente, com o aspecto de sobrevivência, pois sem trabalho não há sustento e