Bioética em saude
1ª)_ O que é Ética, Bioética e Biodireito?
Historicamente, a idéia de Ética surgiu na antiga Grécia que representa o modo de ser, caráter, costume e através das observações filosóficas que é a moral natural.
Ética, é o estudo dos conceitos envolvidos no raciocínio prático: o bem, a ação correta, o dever, a obrigação, a virtude, a liberdade, a racionalidade, a escolha.
Vem do grego Ethos e significa modo de ser. Então uma pessoa é ou não é ética, por que é um modo de ser. Ética é um conjunto de valores morais, é o principio de uma conduta, a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social. Se uma pessoa for ética nós vamos viver uma sociedade melhor.
Bioética: é um ramo da ética que investiga os problemas que derivam especificamente da prática médica e biológica, o que inclui os problemas da natureza e da distribuição do tratamento, a esfera da autoridade do paciente, do médico etc., os limites das intervenções e experiências aceitáveis, além da razoabilidade da pesquisa genética e das suas aplicações.
É uma reflexão preocupada em que pode fazer ou não, nas ciências da vida, nas ciências da saúde. O que a ciências pode fazer para o bem da sociedade.
Biodireito: é o ramo do Direito que trata da teoria, da legislação e da jurisprudência relativas às normas reguladoras da conduta humana em face dos avanços da Medicina e da Biotecnologia. O pilar desta disciplina jurídica encontra-se em três áreas específicas: o Direito Civil, o Direito Constitucional e o Direito Penal; sendo seu principal objetivo garantir a proteção da dignidade do ser humano, frente às novas tecnologias médicas e biotecnológicas presentes na sociedade contemporânea de diversas maneiras. Ela representa a positivação jurídica de permissões de comportamentos médico-científico e de sanções pelo descumprimento destas normas.
2ª) _