Bioetica e saude
Etapa 1
Aspectos éticos no exercício profissional e suas relações com as praticas de saúde
1º passo: Ler o Juramento
JURAMENTO
“Prometo que, ao exercer a profissão de Farmacêutico, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, caridade e da ciência.
Nunca me servirei da profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime.
Se eu cumprir este juramento com fidelidade, gozem, para sempre, a minha vida e a minha arte, de boa reputação entre os homens.
Se dele me afastar ou infringi-lo, suceda-me o contrario”.
2º passo: Assistir os vídeos
Vídeos
Foi uma explicação da origem da farmácia, de como se transformaram nas farmácias que conhecemos hoje, e quais a normas e regras pra quem decide exercer a profissão de farmacêutico.
Para o farmacêutico, não basta apenas dizer q tem uma farmácia, ele deve estar presente nela para o caso de haver uma necessidade, pois ele deve orientar o paciente sobre o tratamento garantindo que esse seja seguido corretamente. Pois haviam notado que estava acontecendo muitas mortes pelo uso indevido de medicamentos.
Com o reconhecimento da profissão farmacêutica, viram que eram importantes não só nas farmácias, mas sim em outros órgãos de saúde também.
O farmacêutico não pode se prender somente a venda e orientação dos remédios ele também deve dar ao paciente uma atenção mais afundo, chamada de Atenção Farmacêutica que são ações do farmacêutico para melhorar a qualidade de vida do paciente.
O paciente não basta só tomar os remédios, precisa tomar de forma correta se não, não se tem o efeito desejado ou acaba tendo o efeito adverso, se tornando ate veneno.
Precisa saber se um medicamento atrapalha o efeito de outro no caso de tomar vários.
Mas o farmacêutico so pode orientar quanto ao uso, não pode jamais receitar. Deve estar atualizado.
Uma farmácia para funcionar deve estar dentro das normas, vendendo so produtos direcionados a saúde, cosméticos, alimentos