Bioética na saúde
INTRODUÇÃO:
O desenvolvimento das Ciencias Biomedicas se apoiou fortemente na realização de experiencias científicas. Nem sempre houve uma distinção entre cobaias humanas e não humanas; desde que a população não fosse socialmente relevante.
Exemplo: Dom P.II recebeu um pedido de Pasteur que a vacina antirrábica fosse testada em prisioneiros condenados à morte. D.P.II não liberou.
Até o final do sec.XIX os cientistas não conheram normas que disciplinassem a pesquisa envolvendo seres humanos. >> PROGRESSO DA CIENCIA.
O início do sec.XX marcou as primeiras tentativas de se disciplinar a realização de pesquisas sem fins terapeuticos em seres humanos.
PRUSSIA,1900: consentimento era obrigatório aos participantes de pesquisas.
ALEMANHA,1930 ( O desastre de Lübeck ) testes de vacina contra tuberculose. Nesse estudo 100 crianças foram icluidas no estudo sem o consentimento de familiares e dessas 75 morreram; foram obtidos cepas virulentas nesse material.
TUSKGEE,1932 – evolução natural da sífilis: 399 negros norte-americanos; não só não foram tratados com penicilia, como tambem impediram que os pacientes tivessem acesso a droga.
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL >> testes com seres humanos foram amplamente realizados pelos países envolvidos ( ALEMANHA, EUA, INGLATERRA ).
Classes sociais consideradas inferiores ( judeus, negros, ciganos, prisioneiros, pessoas com doenças psíquicas ).
NAZISTAS: realizados nos campos de concetração nazistas: hipotermia, malária e febre tifoide e venenos.
NORTE-AMERICANOS: realizados por Albert Sabin durante a Segunda Guerra Mundial. Experimentos com vírus da dengue inoculados em humanos.
TRIBUNAL DE NUREMBERG, 1945-1946 : Condenou os principais oficiais nazis, responsáveis pelos experimentos em seres humanos; Deixou obvio a necessidade de regularizar as pesquisas cientificas com seres humanos; Esse tribunal deu origem ao CODIGO DE NUREMBERG, 1947. >> Paciente deve fornecer o consentimento na participação